Projeto Porto Maravilha

Veículo Leve Sobre Trilhos

O Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) ligará Centro e Região Portuária em 28 Km e 32 paradas. O projeto fortalece o conceito de transporte público integrado ao conectar metrô, trens, barcas, teleférico, BRTs, redes de ônibus convencionais e aeroporto (Santos Dumont). Com funcionamento 24h por dia, 7 dias por semana, o sistema terá capacidade de transportar 300 mil passageiros por dia.

ANTES DEPOIS

A distância média entre as parada será de 400 metros. Cada composição comporta 420 passageiros, e o tempo máximo de espera entre um trem e outro vai variar de 3 a 15 minutos, de acordo com a linha. Os trens não têm fios superiores em rede aérea e são alimentados por duas fontes de energia: um terceiro trilho energizado e supercapacitores.

Trens

O projeto prevê a entrega e operação de 32 trens de 3,82 metros de altura, 44 metros de comprimento por 2,65 metros de largura, com capacidade para 420 passageiros. Os trens serão bidirecionais e compostos, cada um, por 7 módulos articulados. Cada VLT é equipado com 8 portas por lateral.

Acesso

Estações e pontos de parada serão dotados de plataformas acessíveis a todos os usuários de forma fácil, segura e confortável. As plataformas contarão com linha de piso tátil (próprio para portadores de deficiência visual) em toda a sua extensão e rampas de acesso suaves e antiderrapantes.

Visitação ao Protótipo

Um protótipo em tamanho real de um dos vagões dos trens do VLT está exposto na Praça da Cinelândia. O público pode visitar o interior da composição, receber informações detalhadas sobre o projeto, tirar dúvidas e assistir a um vídeo com a simulação detalhada do trajeto e funcionamento do VLT Carioca. A visitação é de segunda a sexta-feira, das 9h às 19h, e aos sábados, das 9h às 14h.

Bilhete único carioca

O pagamento será por cartões validados em máquinas próprias, no interior do veículo, sistema inédito no País. Bilhetes permitirão a integração desse modal às politicas de tarifação e integração vigentes no Estado e no Município do Rio de Janeiro. A integração via Bilhete Único Carioca está prevista no Decreto Municipal 37.181, de 20 de maio de 2013.

Custo e operação

A previsão é a de que o sistema esteja em operação plena em 2016. A implantação do novo meio de transporte tem custo avaliado em R$ 1,157 bilhão, sendo R$ 532 milhões com recursos federais do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) da Mobilidade, e R$ 625 milhões viabilizados por meio de uma Parceria Público-Privada (PPP).

Obras

As obras do VLT já começaram. Na Rua General Luiz Mendes de Morais e na Via Binário do Porto, já foram instalados os primeiros trilhos. As avenidas Rodrigues Alves e Rio Branco seguem com obras de infraestrutura. Na Gamboa, a construção do Centro Integrado de Operação e Manutenção (Ciom), unidade de trabalho para concentração dos sistemas técnico-operacionais do VLT (trens, via permanente, energia, sinalização, controle e comunicação), também está em andamento.

Exposição do protótipo do Veículo Leve Sobre Trilhos (VLT) na Praça da Cinelândia  aberta à visitação de segunda a sexta-feira, das 9h às 19h, e aos sábados, das 9h às 14h.

Visite o site do VLT Carioca: www.vltrio.com.br

 

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Apresentação:

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Última atualização: 17/04/2015