Projeto Porto Maravilha

Veículo Leve Sobre Trilhos

O Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) ligará Centro e Região Portuária em 28 Km e 32 paradas. O projeto fortalece o conceito de transporte público integrado ao conectar metrô, trens, barcas, teleférico, BRTs, redes de ônibus convencionais e aeroporto (Santos Dumont). Com funcionamento 24h por dia, 7 dias por semana, o sistema terá capacidade de transportar 300 mil passageiros por dia.

ANTES DEPOIS

A distância média entre os pontos será de 400 metros. Cada composição comporta 420 passageiros, e o tempo máximo de espera entre um trem e outro vai variar de 3 a 15 minutos, de acordo com a linha. Os trens não têm fios superiores em rede aérea e são alimentados por duas fontes de energia: um terceiro trilho energizado e supercapacitores.

Trens

O projeto prevê a entrega e operação de 32 trens de 3,82 metros de altura, 44 metros de comprimento por 2,65 metros de largura, com capacidade para 415 passageiros, a uma taxa de ocupação de 6 passageiros por metro quadrado em pé, mais 64 passageiros sentados e espaço para dois passageiros em cadeiras de rodas. Os trens serão bidirecionais e compostos, cada um, por 7 módulos articulados. Cada VLT é equipado com 8 portas por lateral. O piso fica à altura de 33 centímetros do solo nos acessos desde o exterior e a 36 centímetros do solo no interior do veículo todo. Os primeiros cinco trens estão em produção na França e deverão chegar ao Brasil em meados deste ano. Os outros 27 trens serão produzidos no Brasil com transferência de tecnologia.

Bilhete único carioca

O sistema de pagamento será por validação voluntária, inédito no País. Bilhetes permitirão a integração desse modal às politicas de tarifação e integração vigentes no Estado e no Município do Rio de Janeiro. A integração via Bilhete Único Carioca está prevista no Decreto Municipal 37.181, de 20 de maio de 2013.

Custo e operação

A previsão é a de que as seis linhas estejam em operação em 2016. A implantação do novo meio de transporte tem custo avaliado em R$ 1,157 bilhão, sendo R$ 532 milhões com recursos federais do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) da Mobilidade, e R$ 625 milhões viabilizados por meio de uma Parceria Público-Privada (PPP).

Obras

As obras do VLT já começaram. Parte teve início com as intervenções do Porto Maravilha nas vias já reurbanizadas com a preparação da calha para os trilhos em ruas como General Luiz Mendes de Morais e trechos da Binário do Porto, incluindo o Túnel da Saúde (com passagem exclusiva para o bonde moderno). As avenidas Rio Branco e Rodrigues Alves também passam por interdições para a implantação do sistema. Na Gamboa, a construção do Centro Integrado de Operação e Manutenção (Ciom), unidade de trabalho para concentração dos sistemas técnico-operacionais do VLT (trens, via permanente, energia, sinalização, controle e comunicação), também está em andamento. As obras são divididas por trecho e estão de acordo com o planejamento de tráfego para conclusão até 2016.

Quem quiser pode conferir o modelo em protótipo exposto nos Galpões da Gamboa, Rua da Gamboa s/n, em frente à Cidade do Samba e ao lado da Vila Olímpica.

Visite o site do VLT Carioca: www.vltrio.com.br

Apresentação:

Última atualização: 26/03/2015