NOVA VIA EXPRESSA

A operação urbana Porto Maravilha implementou grande modificação no sistema viário da Região Portuária: a substituição do Elevado da Perimetral por conjunto que inclui a criação de uma Via Expressa e de uma nova rota paralela, a Via Binário do Porto.


Obras na Avenida Rodrigues Alves para transformação em Via Expressa


A Avenida Rodrigues Alves dá espaço à Via Expressa, parte pelo Túnel Marcello Alencar, parte na superfície. Aberta totalmente ao trânsito em julho de 2016, ela serve a quem cruza a área como rota de passagem. Com a função de ligar o Aterro do Flamengo a Avenida Brasil e Ponte Rio-Niterói, tem 6.847 metros de extensão, com três faixas por sentido. Sem semáforos e saídas intermediárias, o Túnel Prefeito Marcello Alencar será o meio mais eficaz para cruzar a Região Portuária e o Centro. A galeria continente, com 3.370 metros e três faixas, tem capacidade para receber até 55 mil veículos por dia e foi aberta ao tráfego em junho. Em julho, a entrada em operação da galeria mar, com 3.382 metros - também com três faixas - eleva a capacidade da Via Expressa para 110 mil veículos por dia. Na região do Porto Maravilha, as vias Binário do Porto (inaugurada em novembro de 2013) e Expressa substituem o conjunto Avenida Rodrigues Alves e Elevado da Perimetral com projeções positivas de impacto sobre o trânsito. A parte subterrânea permitiu a transformação do trecho da Praça Misericórdia ao Armazém 8 na Orla Conde: 3,5 km de extensão para circulação de pedestres, ciclistas e Veículo Leve sobre Trilhos (VLT).

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TÚNEL PREFEITO MARCELLO ALENCAR

A Companhia de Engenharia de Tráfego do Rio de Janeiro (CET-Rio) estima que de 20 mil a 30 mil veículos vão atravessar o novo túnel diariamente. Estudos apontam que o Túnel Rebouças sentido Centro deverá ter redução de fluxo veicular de 5% a 10% no pico da manhã e de 10% a 15% no pico da tarde. O Túnel Santa Bárbara sentido Centro deverá ter queda de fluxo veicular de 15% a 20% no pico da manhã e de 20% a 25% no pico da tarde. Após o início da operação da Via Expressa sentido Parque do Flamengo, a prefeitura constatou retração de 35% no trajeto entre a Avenida Brasil, no Caju, e o Parque do Flamengo.

Construído e operado pela Concessionária Porto Novo, contratada pela prefeitura para executar as obras e prestar serviços públicos nos 5 milhões de metros quadrados do Porto Maravilha, o túnel segue normas internacionais de segurança. Tem duas baias de refúgio em cada sentido e nove portas de emergência entre as galerias com distância aproximada de 300 metros entre elas - duas serão voltadas também ao acesso de veículos em atendimentos de emergências. A operação de cada galeria dispõe de oito conjuntos balizadores de faixa (equipamento conhecido como seta-xis) que indicam a condição de tráfego de cada faixa, 186 caixas de som para megafonia, 51 telefones de emergência (call box), seis Painéis de Mensagens Variáveis (PMVs) e 22 jato-ventiladores divididos em 11 pares 100% reversíveis. Sensores de gases CO e CO², detecção de calor e opacímetros também fazem parte dos equipamentos da via que tem ainda 1.430 luminárias monitoradas por meio de telegestão. A parte mais profunda do túnel fica a 43 metros abaixo do nível do mar.

Horário de funcionamento
Até o dia 31 de julho, o Túnel Prefeito Marcello Alencar ficará fechado ao tráfego diariamente das 23h às 4h. A partir de 1º de agosto, a galeria sentido Aterro fechará todas as terças-feiras das 23h às 4h, enquanto a galeria sentido Rodoviária fechará todas as quartas-feiras das 23h às 4h. O Túnel Rio 450, antes interditado aos sábados, ficará fechado das 23h às 4h às quintas-feiras.

Durante o fechamento noturno, o motorista que vem da Zona Sul deve pegar o trevo, sair em direção à Avenida Beira-Mar, Presidente Antônio Carlos, Primeiro de Março, Túnel Rio450 e Via Binário do Porto. Para quem vem do Centro, a orientação é utilizar a Avenida Beira-Mar sentido aeroporto, circular o trevo, pegar a Avenida Beira-Mar sentido Zona Sul, Presidente Antônio Carlos, Primeiro de Março, Túnel Rio450 e Via Binário do Porto.

Monitoramento 
No total, 105 câmeras serão instaladas no interior do túnel, sendo 51 (36 fixas e 15 móveis) na galeria Continente e 54 (36 fixas e 18 móveis) destinadas à galeria Mar. As imagens são monitoradas pelo Centro de Controle de Operações (CCO) da Concessionária Porto Novo que funciona 24 horas por dia nos sete dias da semana e é ligado ao Centro de Operações Rio (COR) da prefeitura. A velocidade limite no túnel é de 40 Km/h em curva, 60 Km/h depois das curvas e 80 Km/h em linha reta. O acesso ao túnel é proibido a caminhões, pedestres, skatistas e ciclistas.

Combate a incêndio
O túnel contém 106 hidrantes com saída dupla, cada uma com 30 metros de mangueira. Duzentos e doze extintores de incêndio distribuídos no interior do túnel podem ser acessados a cada 30 metros. Dois reservatórios de água com 30 mil litros cada têm capacidade equivalente a 12 caminhões pipa (de 5 mil litros) e são responsáveis por abastecer a rede exclusiva de combate a incêndio.

Drenagem
O sistema de drenagem tem cisterna com capacidade útil para armazenar 390 mil litros de água, o que corresponde a 78 caminhões pipa (de 5 mil litros). É composto por quatro bombas, cada uma com capacidade de retirar 100 m³ de água por hora, o que corresponde a 20 caminhões pipa (de 5 mil litros) por hora em cada bomba.

Salas técnicas de apoio
Duas salas técnicas de apoio guardam o sistema de geradores, automação e subestações. Equipamentos são integrados ao CCO.

Metodologias construtivas
Nos diferentes estágios da obra, 1.100 funcionários participaram da construção iniciada em outubro de 2012. Durante este período, dos 450.000m³ de material escavados, 60% foram reaproveitados nas obras. Para a construção do novo túnel, a concessionária utilizou 250.000m³ de concreto.

Serviço
  • - O Túnel Prefeito Marcello Alencar abrirá no início da tarde do dia 21 de julho
  • - Horário de funcionamento: até 31 de julho, fechado das 23h às 4h. A partir de 1º de agosto, a galeria sentido Aterro fechará todas as terças-feiras das 23h às 4h, enquanto a galeria sentido Rodoviária fechará todas as quartas-feiras das 23h às 4h
  • - Painéis luminosos indicam a condição de tráfego de cada pista (seta-xis)
  • - Em caso de pane, o condutor deve sinalizar com pisca alerta e aguardar dentro do veículo. Equipes treinadas estarão estrategicamente posicionadas para dar apoio
  • - Limites de velocidade: 40km/h em curvas, 60km/h após as curvas e 80km/h em linha reta
  • - Proibida a circulação de caminhões, pedestres, bicicletas e skates no interior do túnel
  • - Proibido parar e estacionar nos recuos. Eles devem ser utilizados apenas em pane mecânica
  • - Em caso de emergência, ligar para 0800 8807678

Como acessar a Via Expressa sentido rodoviária (desde o dia 21 de julho de 2016)

Do Centro: Avenida Beira-Mar sentido aeroporto, circular o trevo, entrar na Avenida General Justo e seguir em frente rumo ao túnel.

Do Parque do Flamengo: Avenida Infante Dom Henrique (Aterro), seguir em direção à Avenida General Justo que leva ao túnel.

Como acessar a Via Expressa sentido Aterro (desde o dia 19 de junho de 2016)

Da Avenida Brasil: Seguir em frente e permanecer na pista da esquerda em direção à Avenida Rodrigues Alves. A Avenida Rodrigues Alves faz parte da Via Expressa que termina na Avenida General Justo sem semáforos e sem saídas alternativas.

Da Ponte Rio-Niterói: Descer na saída do Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia (Into) que dá acesso à Avenida Brasil e seguir em frente na pista da esquerda em direção à Avenida Rodrigues Alves.

Da Linha Vermelha: Pegar a saída à direita para São Cristóvão e contornar o Campo de São Cristóvão (Centro de Tradições Nordestinas - Feira de São Cristóvão), seguir em frente mantendo-se à esquerda para acessar a Rua Santos Lima. Continuar até chegar à Avenida Brasil. Da Avenida Brasil, pegar a agulha para a pista central em direção à Avenida Rodrigues Alves.


OBRAS

As obras da Via Expressa tiveram início em outubro de 2012 com a abertura de um poço de serviço entre as ruas Sacadura Cabral e Venezuela, que serviu como base para as escavações em duas direções, rumo ao Armazém 8 e à Praça Barão de Ladário, ponto de instalação de outro poço. Da Barão de Ladário, os trabalhos seguiram para fazer a ligação com o Mergulhão da Praça XV. O poço de serviço é um recurso adotado na construção de túneis para reduzir impacto sobre o trânsito das cidades. A técnica cria espaço alternativo para a passagem de homens, máquinas e materiais (entrada e saída) a partir da instalação em terrenos e praças, reduzindo a necessidade de interdição de ruas e avenidas.

Poço de serviço em terreno entre as ruas Venezuela e Sacadura Cabral reduz impacto sobre trânsito
Poço de serviço em terreno entre as ruas Venezuela e Sacadura Cabral reduziu o impacto sobre trânsito durante as obras