AVENIDA RODRIGUES ALVES SERÁ VIA EXPRESSA

Projeção da saída da Via Binário do Porto ao lado do futuro passeio

O novo complexo de vias e túneis mudou o cenário da Região Portuária. Parte do sistema de mobilidade urbana em implantação nas obras do Porto Maravilha, a Via Binário do Porto foi inaugurada no dia 2 de novembro de 2013 e faz a ligação da Rodoviária Novo Rio à Avenida Rio Branco em um dos sentidos. Paralelo à Avenida Rodrigues Alves, o sistema com 3,5 Km de extensão tem três faixas por sentido e várias saídas para a distribuição interna do trânsito na Região Portuária.

Durante as obras da Via Expressa, a Via Binário do Porto tem papel importante no escoamento do tráfego que passava pela Perimetral. Em 2016, quando a Via Expressa substituirá definitivamente o elevado (ligando Ponte Rio-Niterói, avenidas Brasil e Rio de Janeiro à saída do Aterro do Flamengo sem saídas intermediárias), a Via Binário do Porto assumirá a função de circulação interna dos bairros portuários e seus acessos de entrada e saída do Centro.

Túnel Rio450

Inauguração: 1º de março de 2015
Batizado em homenagem ao aniversário de 450 anos da cidade, o Túnel Rio450 de 1.480 metros é o primeiro construído abaixo do nível do mar, atingindo 40 metros em seu trecho mais profundo. Com três faixas em direção à rodoviária, parte da Rua Primeiro de Março (entrada em frente ao Mosteiro de São Bento) e desemboca na altura da rua Antônio Lage.

Túnel Nina Rabha

Conclusão: outubro de 2013
Sob o Morro da Saúde, próximo à Cidade do Samba e ao lado da futura sede do Banco Central, tem 80 metros, com três faixas por sentido e uma galeria para passagem do Veículo Leve Sobre Trilhos.