Tem brinquedo na Orla Conde

Obras, Social | 04/01/2017

No entardecer, sentada em um banco na Praça Muhammad Ali, a mãe chama o filho: “Vamos embora, Gabriel?”. O menino de seis anos não escuta, entretido no amplo escorrega do novo parquinho da Orla Conde, na Gamboa, protegido pelo som de crianças e pais que, na temporada de férias, brincam e lotam o espaço em frente ao AquaRio.
“Estive aqui antes da revitalização e nunca imaginei que meu filho brincaria no local onde passava a Perimetral e a Avenida Rodrigues Alves. É a primeira vez que volto. Está realmente impressionante”, define outro pai, Arthur Braga, de 41 anos, carioca que mora em São Paulo e aproveitou as férias para trazer o filho de cinco anos ao Rio. Depois de visitarem o AquaRio, aproveitaram para se unir às outras crianças nos brinquedos do novo equipamento público instalado pela Prefeitura do Rio.
Cores dos brinquedos do parquinho da Praça Muhammad Ali se misturam às dos grafites da Orla Conde

O Largo da Candelária, último trecho a ser inaugurado da Orla Conde, ganhou espaço semelhante ao da Muhammad Ali para os pequenos. Os brinquedos, instalados próximo aos centros culturais dos Correios e da Marinha, Banco do Brasil (CCBB) e à Casa França Brasil, colorem a área que passou anos sob a sombra do Elevado da Perimetral.
“As áreas de brinquedos têm piso emborrachado e colorido mesclado com grama. Além de resistente, o parque é feito com material reciclado e garante a segurança das crianças. Cada área apresenta diversos tipos de brinquedos, com cores e formas diferentes dos parquinhos tradicionais. Próximo aos centros culturais, há balanço, escorrega, cama elástica, brinquedo giratório e gangorras feitas de madeira de reflorestamento”, descreve Fabíola Amaral, arquiteta supervisora da Companhia de Desenvolvimento Urbano da Região do Porto do Rio de Janeiro (Cdurp), empresa da prefeitura gestora do Porto Maravilha. “Do outro lado da Orla Conde, próximo ao AquaRio, o espaço tem, além de escorrega e balanço, discos pula-pula e uma adaptação do famoso ‘trepa-trepa’, o Spaceball, moderno brinquedo de 4,5m de altura. Em resumo, criamos brinquedos para pequenos de todas as idades”, acrescenta.

Texto e Fotos: Bruno Bartholini

  • Titulo da Imagem

    Parquinho próximo aos Centros Culturais da Marinha, dos Correios e do Banco do Brasil

  • Titulo da Imagem

    Parquinho em frente ao AquaRio

  • Titulo da Imagem

    Crianças brincam no novo parquinho da Orla Condem em frente ao AquaRio

  • Titulo da Imagem

    Crianças brincam no balanço do parquinho próximo aos Centros Culturais na Orla Conde

  • Titulo da Imagem

    Brinquedo giratório do parquinho da Orla Conde em frente ao Centro Cultural da Marinha

  • Titulo da Imagem

    Crianças brincam no novo parquinho da Orla Condem em frente ao AquaRio

  • Titulo da Imagem

    Crianças brincam no novo parquinho da Orla Condem em frente ao AquaRio