Rio_Te Amo

Social, Cultural | 30/12/2016

O prefeito Eduardo Paes entregou à cidade nesta quinta-feira, 29 de dezembro, uma escultura interativa, o letreiro “Rio_te amo”. Com 2m de altura e 16m de comprimento, substitui a hashtag Cidade Olímpica, sucesso na Praça Mauá desde a inauguração em setembro de 2015. O letreiro segue a tendência mundial de painéis que valorizam as cidades, como os de Nova Iorque e Amsterdã. A brincadeira é personificar o “eu” quando o turista se posiciona no centro da estrutura para declarar o amor ao Rio de Janeiro.
Prefeito Eduardo Paes: "Praça Mauá revitalizada com a Baía de Guanabara e o Museu do Amanhã ao fundo: cenário perfeito para cariocas e apaixonados pela cidade declararem o amor à cidade"
Após o sucesso de um ano e três meses à frente do Museu do Amanhã na Praça Mauá, a #cidadeolimpica será reinstalada no Parque Olímpico. Segundo o prefeito, para concentrar no local os ícones que remetem aos Jogos Rio 2016. “A hashtag Cidade olímpica foi um período importante da história da cidade. A gente precisava de um ícone que pudesse louvar esse amor que as pessoas sentem pelo Rio de Janeiro. A Cidade Olímpica vai lá para o Parque Olímpico. A gente vai reinstalar na entrada do Boulevard da Via Olímpica. Ali a gente pretende concentrar a coisa para a olimpíada propriamente dita”, justificou Eduardo Paes.
Turistas de São Paulo, as irmãs Darlene e Irene foram as primeiras a tirar fotos. Programaram conhecer a Praça Mauá e o mural Etnias, de Eduardo Kobra 
As irmãs e advogadas de São José dos Campos (SP) Darlene e Irene Franco estão no Rio de férias e reservaram a quinta-feira para conhecer a Região do Porto Maravilha. Elas se depararam com a inauguração da escultura e foram umas das primeiras a fazer fotos no letreiro, declarando amor à cidade. “Vim ao Rio antes das obras e estou maravilhada. Tirei até foto do painel que mostra como era antes e como ficou agora”, disse Irene. “Viemos de metrô e depois caminhamos até aqui. Programamos conhecer o Boulevard Olímpico e pretendemos seguir até o mural do Kobra”, contou Darlene.
Marilene, moradora da Região Portuária (segunda, à direita), aprovou os dizeres do novo letreiro da Praça Mauá: "Eu amo o Rio", resumiu
A comerciária Marilene Oliveira Barbosa, moradora do Morro da Conceição, trouxe amigos que moram no exterior para conhecer a Praça Mauá e se surpreendeu com a novidade. Perguntada sobre se aprovou a troca da hashtag pelo novo letreiro, respondeu que sim. “Gostei. Eu amo o Rio. Eu vivi isso aqui (a Praça Mauá antes da revitalização) antigamente, que era horrível... agora está muito lindo”, descreve, enquanto aprecia a paisagem com o grupo.


Fotos: Beth Santos e Divulgação Porto Maravilha