Prefeitura instala guarda-corpo em trecho da Orla Conde

| 30/11/2017

A Companhia de Desenvolvimento Urbano da Região do Porto do Rio de Janeiro (Cdurp) concluiu, no último fim de semana, a instalação de guarda-corpo em trecho de 319 metros da Orla Conde entre a Praça Barão de Ladário e a ponte Arnaldo Luz. Em negociação entre a Marinha do Brasil e a Prefeitura do Rio, ficou definida a inclusão da estrutura em aço galvanizado com pintura epóxi cinza no paisagismo do local. A Cdurp desenvolveu projeto compatível com o mobiliário do Porto Maravilha e licitou o serviço que custou R$ 104 mil.

Guarda-corpo de 1,10m de altura próximo ao 1º Distrito Naval da Marinha do Brasil
O presidente da Cdurp, Antonio Carlos Barbosa, assumiu a companhia em meio a esta discussão entre as duas partes. Criou grupo de trabalho para debater a melhor solução até chegar ao resultado de hoje. “Nós entramos em acordo com o almirante para atender às reivindicações da Marinha sem fugir do padrão urbanístico do Boulevard”, lembra.
O consultor de marketing Erickson Barradas aprovou a nova cara da orla. Para ele, além de segurança, o modelo escolhido não poluí em nada na paisagem. “Traz proteção sem impedir a visão de quem passa. Dá pra aproveitar a vista da Baía muito bem e, como não é muito grossa, não interfere. Ficou muito legal”, avalia.
Texto e foto: Bruno Bartholini