Pier Mauá prevê movimentação de 45 mil turistas durante Carnaval

Cultural | 28/02/2019

Só no domingo seis navios atracarão simultaneamente trazendo 35 mil pessoas para a folia carioca

O carnaval no Porto do Rio vai ficar ainda mais animado esse ano, com milhares de foliões chegando de diferentes partes do mundo pelo Pier Mauá. No sábado e domingo de carnaval a estimativa é de que 45 mil turistas transitem pelo local. No sábado (02) chega o MSC Fantasia que vai embora no mesmo dia.

Já no domingo (03), seis embarcações atracam no Pier Mauá, onde estima-se a movimentação de 35 mil turistas, incluindo os embarques que serão realizados no Rio. Dos seis navios, dois partem no próprio domingo, um pernoita e três, que são internacionais, vão embora no dia 05, terça-feira. A previsão é de que toda essa movimentação deve injetar U$13,5 milhões na economia da cidade.
Quem desembarcar no porto na manhã de domingo já começará a sentir o gostinho do carnaval carioca ainda no cais. O Pier Mauá promoverá uma ação com um grupo composto por passistas e ritmistas para dar boas-vindas aos recém-chegados.
Para controlar toda essa movimentação e fazer com que tudo transcorra da melhor maneira possível, Alexandre Gomes, gerente de operações do Pier Mauá, ressalta que a logística será mais intensa durante esses dias.
"A operação de carnaval é bem grande e a gente compara com um mega evento. É uma operação de mais de 96 horas e contamos com o dobro de funcionários utilizado normalmente. Temos todo um planejamento com diversos órgãos municipais que já tem sido parceiros desde sempre: Guarda Municipal, BPTUR, 5º BPM, DEAT, Prefeitura do RJ, RioTur, Centro Presente, CDURP, CDRJ, VLT, SMTR, CET RIO, CBMERJ, entre outros. Tudo para assegurar que a operação não só interna do porto, como também externa da área do Boulevard Olímpico, funcione da melhor maneira possível", ressalta Alexandre.

Durante todo o mês de março o Rio de Janeiro vai receber mais de 60 mil turistas que optaram por chegar na Cidade Maravilhosa em 19 transatlânticos. O Terminal Internacional de Cruzeiros tem seu funcionamento nos Armazéns 4 e 5, sendo o embarque realizado no Armazém 4 e movimentação de bagagens no 5. Vale ressaltar a facilidade de acesso. Quem chega ou sai do terminal conta com estação de VLT em frente (Parada dos Navios) e estacionamento da própria concessionária, que está localizado também próximo ao Terminal, entre a Av. Barão de Tefé e a rua Souza e Silva, com acesso de pedestre no Boulevard Olímpico.
A temporada de cruzeiros 2018/2019 recebe ao todo 101 atracações, das quais 24 são escalas de navios de longo curso (internacionais) e 77 nacionais. A estimativa é que mais de 378 mil turistas passem pelo terminal de passageiros entre os meses de outubro de 2018 e meados de abril de 2019.
Mais informações e programação completa no site http://www.piermaua.rio

Fotos: Hayla Leite