Museu do Amanhã discute inteligência artificial em simpósio global

| 30/10/2017

Como a inteligência artificial pode nos ajudar a construir um amanhã melhor? Com objetivo de mapear as oportunidades e desafios das novas tendências tecnológicas, o Museu do Amanhã, o Instituto de Tecnologia e Sociedade do Rio (ITS Rio) e o Berkman Klein Center da Universidade de Harvard receberão o Simpósio Global: Inteligência Artificial e Inclusão, de 8 a 10 de novembro. Pesquisadores de mais de 40 países se reunirão para abordar os efeitos das tecnologias baseadas em inteligência artificial.
O evento contará com um painel aberto ao público chamado “A Vida no Futuro”, no dia 9 de novembro (quinta-feira), das 18h às 20h, com tradução simultânea. As inscrições para este painel podem ser feitas no site do Museu do Amanhã.


Personagem de Alicia Vikander é Ava, no filme Ex Machina, de Alex Garland, que tem ainda no elenco Domhnall Gleeson e Oscar Isaac. Filme que discute a inteligência artificial ganhou Oscar de Efeitos Visuais e Roteiro Original em 2016

"Os maiores benefícios da nossa sociedade vieram por causa de avanços na tecnologia. No entanto, a tecnologia não é neutra, vem embutida com as visões de mundo de seus criadores. A tecnologia também não está acessível a todos. Para construir o amanhã que queremos, esse simpósio explora como podemos fazer com que a inteligência artificial não só reflita a diversidade da nossa sociedade, mas também como pode ser mais acessível a grupos mais marginalizados, assim ampliando a inclusão", reforça Marcela Sabino, diretora do Laboratório de Atividades de Amanhã (LAA).
“A Inteligência Artificial já transforma o mundo profundamente. O funcionamento da nossa sociedade depende cada vez mais dessas tecnologias, por isso precisamos começar a criar mecanismos que garantam mais inclusão e não menos. O Brasil e a América Latina podem aproveitar essa grande oportunidade, cabe a nós decidir como”, afirma Celina Bottino, diretora de projetos do ITS Rio.
Os temas abordados ao longo do painel “A Vida no Futuro” serão:
Reimaginando o amanhã;
Princípios da inteligência artificial; Inteligência artificial e criatividade;
Desafios e oportunidades da inteligência artificial.
O Simpósio Global: Inteligência Artificial e Inclusão é promovido pelo Instituto de Tecnologia e Sociedade do Rio de Janeiro (ITS Rio), Berkman Klein Center para Internet e Sociedade da Universidade de Harvard e Museu do Amanhã, em nome da Network of Centers (NoC). Conta com o apoio do Fundo de Ética e Governança da Inteligência Artificial, International Development Research Centre (IDRC) e Open Society Foundations (OSF).
 
 
Confira a programação completa no site
 
Serviço:
“Simpósio Global: Inteligência Artificial e Inclusão – a Vida no Futuro”
Data: quinta-feira, 9 de novembro
Horário: 18h às 20h
Local: Auditório do Museu do Amanhã (Praça Mauá, nº 1, Centro – Rio de Janeiro)

Com informações do Portal do Museu do Amanhã