IPN apresenta a exposição Eu Sou o Rio

Cultural | 07/02/2018

Artista ícone da cena underground, Tantão abre exposição na Gamboa em reinauguração da Galeria Pretos Novos de Arte Contemporânea

 

A Galeria Pretos Novos de Arte Contemporânea reabriu no dia 2 de fevereiro com a exposição “Eu sou o Rio”, do artista visual, músico e poeta Tantão. Desde que inaugurou, em 2012, a galeria recebe obras de artistas visuais variados onde fica o maior cemitério de africanos recém-chegados das Américas mantido pelo Instituto de Pesquisa e Memória Pretos Novos (IPN). O título da mostra é homônimo ao filme sobre a sua vida, que o levará para o 68º Festival de Berlim, no qual ele é anunciado como grande personagem da cena alternativa mundial.

Obra de Tantão em exposição na Galeria Pretos Novos de Arte Contemporânea do IPN
Para o curador, Marco Antonio Teobaldo, que já queria trazer o artista para o IPN há algum tempo, reinaugurar a galeria com um nome como o de Tantão é uma honra para o instituto, e a sorte é do visitante que confere tudo isso de graça.Ele é visto como artista marginal e provocador, mas é na verdade um pensador que está dois passos à frente de seu tempo, cuja poesia visceral transborda em si mesma para diversos suportes diferentes”, descreve.
A exposição “Eu sou o Rio” marca a nova fase de seu trabalho que flerta com as composições de Piet Mondrian (cuja Fundação, em Amsterdã, acolheu Tantão duas vezes, em residências artísticas) e as pinceladas do uruguaio Joaquín Torres García.
Serviço Eu sou o Rio
Curadoria: Marco Antonio Teobaldo
Visitação: 03 de fevereiro a 31 de março de 2018
Horário de funcionamento: Terça a Sexta – 13 h às 19 h / Sábado – 10 h às 14 h
Endereço: IPN - Rua Pedro Ernesto, 32 – Gamboa
Contato: (21) 2516-7089 | pretosnovos@pretosnovos.com.br
Gratuito