Dia das Crianças nos museus da Praça Mauá

Cultural | 10/10/2017

Os museus de Arte do Rio (MAR) e do Amanhã e o Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) prepararam programação exclusiva para o feriado do Dia das Crianças no Porto Maravilha. As atividades vão de quinta-feira a domingo e quem trouxer os pequenos para brincar na Praça Mauá pode participar de contação de histórias, brincadeiras e oficinas.
Confira a programação:
Museu de Arte do Rio – de 12 a 15 de outubro | das 10h às 18h
MAR é Lugar de Criança é uma programação especial do museu para comemorar o Dia das Crianças. A exposição Dja Guata Porã | Rio de Janeiro Indígena é o tema da semana de contações de história, oficinas, feira de artesanato e muito mais. Do dia 12 ao 15 deste mês a entrada do MAR é gratuita. 
9h às 18h - Feira de artesanato
11h - Contação de histórias com Dauá
11h às 12h30 - Estação Sonora, com Potyra e Zé Guajajara
14h às 17h - Estação Pintura Corporal com Pacari e Zé Guajajara
14h às 16h30 - Oficina de Bonecos com Carmel
15h - Oficina de Aroma Terapia para Crianças
15h às 16h - Contação de história multiétnica com Carol Potiguara e Arassari
17h - Rodinha de Maracá com todos os indígenas que estiverem presente
Local: Pilotis e Pavilhão de Exposições
Museu do Amanhã - de 12 a 15 de outubro
A programação para os pequenos neste mês de outubro é focada em atividades educativas no Museu do Amanhã. Quem visitar o espaço cultural encontrará atividades surpresas em vários pontos da Exposição Principal, como contação de histórias e brincadeiras. O ingresso para o Museu contempla a programação.
Atividades dia a dia
12 a 15 (quinta-feira a domingo) | das 14h às 16h e das 16h às 18h| Contação de histórias  
O medo é uma força motivadora da ação humana. O intuito é estimular a autorreflexão sobre atitudes geradas a partir do medo e seus impactos, com abordagens acessíveis ao público infantil, tendo a contação de histórias como ferramenta principal.   
Local: Observatório
12, 14 e 15 (quinta-feira, sábado e domingo) | das 10h às 17h| Praticáveis | Brincadeiras
Ações educativas ao longo da Exposição Principal relacionadas ao tema: “Qual é o medo?”. As crianças serão convidadas para uma roda de conversa onde poderão falar sobre seus medos. Não é necessária inscrição prévia, e os visitantes vão se deparar com jogos e brincadeiras surpresas relacionadas ao tema proposto.
Local: Exposição Principal
14 (sábado) | das 10h30 às 12h30| Clubinho de Leitura - Qual é o medo?
Com mediação da livreira Clara Crível, o encontro abordará o tema medo, em sintonia com a programação da Equipe de Educação do Museu do Amanhã. A atividade é uma parceria entre o NOZ, a Livraria da Travessa e a Equipe de Educação do Museu do Amanhã. Inscrições pelo e-mail: noz@museudoamanha.org.br
Local: Observatório
14 (sábado) | das 10h30 às 16h (a cada 30 min) | Trilhar os Amanhãs
Uma viagem pela Exposição Principal ou pela Exposição Temporária “Inovanças”, conduzida por educadores e oferecida para os que desejam fazer visitar o Museu sem agendar horário. Ao longo de uma hora, são explorados os detalhes da Exposição com conversas em grupo sobre as suas cinco grandes áreas: Cosmos, Terra, Antropoceno, Amanhãs e Nós. Inscrição na bilheteria, 30 minutos antes do início da atividade.
Local: Exposição Principal
14 (sábado) | das 10h30 às 14h30 | Trilhar os Amanhãs em LIBRAS |Exposição Principal
Visita à Exposição Principal mediada em LIBRAS por educadores do Museu e destinada ao público surdo ou fluente em LIBRAS. A visita apresenta o conceito da Exposição Principal e os seus cinco grandes módulos: Cosmos, Terra, Antropoceno, Amanhãs e Nós. Inscrição na bilheteria 30 minutos antes do início da atividade.
Local: Exposição Principal

VLT

O VLT Carioca e o projeto Leitura no Vagão se uniram para comemorar o Dia das Crianças, em ação de distribuição gratuita de livros nos trens do VLT. Ao longo da manhã, serão espalhados cerca de 600 livros, para crianças e adultos, em diversas viagens da linha 1 (Rodoviária-Santos Dumont). Em outra parceria com o Leitura no Vagão, no fim de agosto, foram cerca de 160 livros distribuídos no VLT, com interação e surpresa dos passageiros. Agora, o objetivo é aproveitar o feriado, com mais pessoas circulando pelo Centro, para disseminar ainda mais a leitura e integrar todos os públicos. 

Os livros vêm de doações ao projeto, de funcionários do VLT Carioca e da Coquetel, que cedeu as revistas de passatempos infantis Picolé para integrar os kits. Quem encontra os livros é encorajado a ler e passar o conhecimento adiante. Seja para amigos ou familiares ou mesmo devolvendo-os em locais públicos como centros comerciais, praças e meios de transporte.   

Foto: Marcelo Régua