Trump Towers Rio chega ao Porto Maravilha

Obras | 18/12/2012

A transformação da Região Portuária em um novo pólo comercial, residencial e cultural já está acontecendo. Terça-feira, 18 de dezembro, o prefeito Eduardo Paes, o presidente da Companhia de Desenvolvimento Urbano da Região do Porto do Rio de Janeiro (Cdurp), Alberto Silva; o subsecretário Municipal de Projetos Estratégicos e Concessões de Serviços Públicos e Parcerias Público-Privadas, Jorge Arraes, o superintendente Nacional de Fundos de Investimentos Especiais da Caixa Econômica Federal, Flavio Arakaki; o vice-presidente Executivo da Organização Trump, Donald Trump Jr., o presidente da MRP International no Brasil, Stefan Ivanov, e o presidente da Even Construtora e Incorporadora, Carlos Terepins, anunciaram em coletiva de imprensa no Palácio da Cidade, no Rio de Janeiro, a parceria para o desenvolvimento do maior centro comercial do Brasil. As empresas serão responsáveis pela elaboração, construção e locação para grandes empresas do empreendimento Trump Towers Rio. Famosa por empreendimentos AAA , a marca Trump chega ao Rio de Janeiro para batizar o projeto, que terá cinco torres de 150 metros de altura e 38 andares cada um. O empreendimento tem potencial adicional de construção de 322 mil m². O empreendimento está sendo desenvolvido em um terreno de 32 mil m², na Avenida Francisco Bicalho, Região Portuária do Rio e será o maior centro corporativo urbano nos países do BRIC e um das maiores do mundo.

O Trump Towers Rio será o primeiro projeto a ostentar o nome Trump no Brasil.

- Estamos muito animados em anunciar a Trump Towers Rio. O Brasil é um mercado extremamente importante para nós e eu estava ansioso para entrar. Eu acredito que com a demanda pela marca Trump, a localização incomparável e um design muito avançado não teremos nada parecido no Brasil - afirma Donald Trump Jr.

O Rio de Janeiro está virando a página de décadas de saídas de grandes empresas para outras cidades e voltando a ser um dos principais pólos de atração da América Latina, com um dos menores índices de vacância de escritórios do mundo.

- Hoje, a cidade está em um momento de solidez financeira e com ótima avaliação das agências de classificação de risco. O reflexo desse nosso esforço e do excelente momento do Rio é a vinda de investimentos como esse. Desde o início do governo, áreas abandonadas na cidade passam por requalificação, e o projeto "Porto Maravilha" é o melhor exemplo. Temos ali um grande volume de obras de urbanização e a construção de novos centros culturais, como o Museu do Amanhã e o Museu de Arte do Rio (MAR). A Região Portuária será mais um econômico e turístico da cidade. Tenho certeza de que estamos no caminho certo e esse nos aponta isso - destaca Eduardo Paes.

Alberto Gomes Silva, presidente da Companhia de Desenvolvimento Urbano da Região do Porto do Rio de Janeiro (Cdurp), empresa da Prefeitura do Rio responsável pela implantação do Porto Maravilha, acrescenta que o empreendimento tem grande potencial para impulsionar o desenvolvimento socioeconômico da área da Avenida Francisco Bicalho, uma via movimentada da cidade, mas que hoje serve praticamente de 'passagem'.

- A construção das torres certamente será indutora de novos negócios e empregos para a região, em especial, gerando oportunidades na área de serviços, criando um ambiente favorável ao aumento da circulação de pessoas - explica Alberto Silva.

Segundo Flavio Arakaki, superintendente Nacional de Fundos de Investimentos Especiais da Caixa Econômica Federal:

- Com a união do FII PM, MRP, Salamanca, Even e Trump Organization, acreditamos ter sido formado um time completo, e que dispõe das diferentes qualificações necessárias ao sucesso de um empreendimento deste porte. O FII PM, por meio de mais esta parceria, vem estimulando o mercado a estruturar e implementar projetos imobiliários de padrão global, os quais servirão para acelerar o processo de consolidação do Rio de Janeiro como um grande centro internacional de negócios - destaca Flavio.

Martin Bellamy, presidente do Grupo Salamanca, afirma que:

- Há cinco anos, identificamos o Brasil como um mercado-chave para o grupo e, em seguida, investimos mais de U$ 100 milhões no mercado imobiliário no país, com planos de investir mais U$ 200 milhões no setor de logística em 2013. Acreditamos firmemente que o Rio de Janeiro, em especial o mercado de escritórios, representa uma oportunidade fantástica para nós para expandirmos esse compromisso - ressalta Martin Bellamy.

O empreendimento será voltado para a locação de lajes corporativas por grandes empresas brasileiras e multinacionais. Após alugar as torres, os empreendedores planejam comercializá-las para investidores de longo prazo. Stefan Ivanov, presidente da MRP International no Brasil, explica que o consórcio está convicto que o Porto Maravilha irá se tornar o atual centro empresarial do Rio de Janeiro. O local do empreendimento se beneficia da melhor conectividade através da Av. Francisco Bicalho e outras artérias da cidade com os dois aeroportos, os túneis para a Zona Sul, para atual centro, a ponte do Niterói, além de também estar próximo da futura estação do TAV (trem bala), do novo VLT (Veículo leve sobre trilhos) e do metrô. Stefan afirma que o Trump Towers Rio certamente será o núcleo desse novo centro pelo seu porte e por estar localizado na região com os prédios mais altos da Região Portuária, que podem chegar a 150 metros de altura.

Sócio no projeto, Carlos Terepins, presidente da Even, ressalta que o Porto Maravilha será o novo Centro Econômico do Rio de Janeiro e este empreendimento ancora a região com um dos maiores projetos corporativos do mundo. Terepins também destaca que as características do projeto estão alinhadas ao modelo de negócio da empresa, pois incluem a sustentabilidade por meio do emprego de práticas de vanguarda na concepção do produto além da revitalização de uma área hoje degradada. A Even, assim, consolida sua posição de crescimento no mercado carioca neste projeto com envergadura e arquitetura arrojada e inovadora.

OPERAÇÃO URBANA PORTO MARAVILHA

O projeto de revitalização da Região Portuária do Rio de Janeiro, a operação urbana batizada de Porto Maravilha, prevê a reurbanização e a integração de uma área de 5 milhões m², entre as avenidas Presidente Vargas, Rodrigues Alves, Rio Branco e Francisco Bicalho. As intervenções compreendem a construção de um novo sistema viário e de mais de 4 km de túneis, reurbanização de 70 km de vias e 650 mil m² de calçadas, reconstrução de 700 km de redes de infraestrutura urbana (água, esgoto, drenagem, energia, gás natural, iluminação pública, e novo modelo de telecomunicações em fibra ótica), implantação de 30 km de trajeto do novo sistema de VLT e 17 km de ciclovias. Com a implantação do Porto Maravilha, a região estará preparada para o aumento da população dos atuais 30 mil para 100 mil habitantes até 2020.


SOBRE AS EMPRESAS ENVOLVIDAS

Organização Trump

A Organização TRUMP é considerada a super-marca no mercado de imóveis da primeira linha, e é responsável por alguns dos mais reconhecidos e prestigiados imóveis do mundo. TRUMP é conhecido por sua liderança na incorporação imobiliária, vendas e marketing, o que representa o nível mais elevado de excelência em propriedades de escritórios, residenciais e varejo. Qualidade superior nos detalhes e perfeição são os padrões que a Organização TRUMP exige nos seus projetos. Trump® Towers Rio de Janeiro, Brazil não é de propriedade, e não está sendo desenvolvido ou comercializado por Donald J. Trump, a Organização Trump, ou qualquer um de seus veículos ou afiliadas. MRP Group, pretende licenciar o uso do nome Trump e marca de DT Marcas Rio LLC, cuja licença pode ser rescindida ou revogada de acordo com seus termos.

MRP International

A MRP International está focada em incorporação, investimento e serviços relacionados ao setor imobiliário. Com projetos e investimentos em comerciais, shoppings e complexos residenciais na Austrália, Brasil, Bulgária, Croácia, Gana, Nova Zelândia e Reino Unido, a empresa tem ampla experiência em todas as fases de desenvolvimento imobiliário. O núcleo da atividade da MRP Internacional está na incorporação comercial. A empresa possui participação numa carteira de propriedades concluídas que geram receitas.

Grupo Salamanca

O Grupo Salamanca atua com negócios de gestão de risco. O Grupo Salamanca opera globalmente e prevê investimentos e serviços de consultoria para gerir bens e pessoas em todo o ciclo de vida do investimento. O Grupo Salamanca possui experiência no mercado imobiliário, incluindo cinco anos de experiência com investimentos e operações no Brasil. Ele controla a Ecocil Incorporações SA, uma das maiores empresas de desenvolvimento imobiliário no Nordeste do Brasil, com R$ 3,5 bilhões em GDV. O grupo tem trabalhado com sucesso com a MRP International desde 2006, inclusive no Shopping Bulgária, um projeto de ? 135 milhões com 130 mil metros m² de área de varejo e escritórios, inaugurado em novembro de 2012.

EVEN Construtora e Incorporadora

A Even Construtora e Incorporadora S.A. é uma das maiores construtoras e incorporadoras do Brasil. Foi a primeira e única empresa da construção civil a integrar o Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) da BM&F Bovespa na carteira de 2009/2010, situação que se repete em 2011, 2012 e, recentemente, para a carteira de 2013. Com a abertura de capital, em abril de 2007, a Companhia expandiu rapidamente seus negócios e promoveu uma diversificação geográfica que possibilitou sua presença nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Rio Grande do Sul. Nos últimos três anos, a Even vem crescendo com uma acertada estratégia de comercialização, foco no resultado operacional e financeiro, conceito arquitetônico diferenciado de seus empreendimentos e superação das expectativas de seus clientes. Suas ações são negociadas no Novo Mercado, nível máximo de governança corporativa da BM&F Bovespa - Bolsa de Valores, Mercadorias e Futuros, sob o código EVEN.

FII PM da Caixa Economia Federal

O Fundo de Investimento Imobiliário FII PM da Caixa Econômica Federal é o proprietário de todos os CEPACs (Certificados de Potencial Adicional de Construção) para o Porto Maravilha e o proprietário de uma opção de compra para todos os terrenos de propriedade do governo na área.

Contatos para mais informações:

Approach Comunicação Integrada
Telefone: (21) 3461-4616 ramais 140, 134 e 119
Renata Parreira - renata.parreira@approach.com.br
Rafael Rey - Rafael.rey@approach.com.br
Tatiana Coura - tatianac@approach.com.br