Rio ganha primeiro túnel subterrâneo da cidade

Obras, Mobilidade | 26/02/2015

Em comemoração ao aniversário da cidade, a Prefeitura do Rio entrega no dia 1º de março o Túnel Rio450. Com fluxo projetado de 55 mil veículos por dia e 1.480 metros de extensão, permitirá a passagem de veículos da Rua Primeiro de Março, na altura do 1º Distrito Naval, à Rua Antônio Lage, próximo ao Moinho Fluminense, operando em sentido único, do Centro para o Viaduto do Gasômetro.

Cidade ganha primeiro túnel subterrâneo com sistema de monitoramento de alto padrão tecnológico

Na quinta-feira, 26 de fevereiro, o prefeito Eduardo Paes fez a última vistoria no local com a imprensa antes da sua inauguração, marcada para o próximo domingo. Integrado à Via Binário do Porto, o túnel é o primeiro da cidade a ser construído abaixo do nível do mar atingindo 40 metros em seu trecho mais profundo. Trinta e duas câmeras de segurança e equipes posicionadas estrategicamente na entrada e saída irão monitorar durante 24 horas o tráfego e garantir o rápido atendimento às ocorrências.

Segundo maior túnel da região (o Túnel da Via Expressa, com entrega prevista para o primeiro semestre de 2016, somará 3.022 metros), a via inaugurada no próximo domingo será equipada com sistema de combate a incêndios, hidrantes e extintores e comunicação direta com o usuário por meio de telefones e sistema de megafonia. Paralelo ao túnel principal, haverá passagem auxiliar de segurança de 821 metros, com sete saídas de emergência.

O prefeito Eduardo Paes destacou a inauguração do Túnel Rio450 como ganho para a cidade. "Este é um grande presente que o Rio recebe, que melhorará a mobilidade de toda a área. Estamos nos últimos preparativos, fazendo uma faxina geral para estar tudo pronto no domingo para a população começar a usar", explicou Paes.

Para Rafael Picciani, secretário municipal de Transportes, o Túnel Rio 450 facilitará muito a saída do Centro. "Como este é um túnel com três faixas de rolamento, sem paradas, o acesso será muito mais rápido. Na Avenida Rodrigues Alves, havia sinais de trânsito. Agora, o carioca tem uma saída rápida para a Via Binário do Porto", avalia Picciani.As obras começaram em setembro de 2011, com a construção do poço de serviço da Praça Mauá, por onde operários, máquinas e materiais tiveram acesso à área de escavação. A primeira detonação foi em junho de 2012. Desde então, a obra registrou 679 procedimentos e empregou grupos de até 500 operários no pico de trabalho. Para abrir o túnel a 40 metros de profundidade duas metodologias construtivas foram adotadas: escavação e detonação em rocha. Na altura da Praça Mauá, cisterna com capacidade para armazenar 340 mil litros terá cinco bombas para drenagem de águas pluviais.

Alterações no trânsito, linhas e pontos de ônibus

A inauguração do Túnel Rio450 e a continuidade das obras de infraestrutura e do passeio público na Avenida Rodrigues Alves alteram sentido de vias na Região Portuária. A operação de trânsito em toda a região do Centro será reforçada. No dia 1º de março, 66 operadores da Concessionária Porto Novo, agentes de trânsito da CET-Rio e guardas municipais serão destacados para manter a fluidez, ordenar cruzamentos, coordenar desvios e bloqueios de vias. Sete painéis de mensagens variáveis fornecerão orientação aos motoristas informando interdições, melhores rotas e condições do tráfego. Onze viaturas, 9 motocicletas e 4 reboques posicionados em pontos estratégicos permitirão rápida remoção de veículos com problemas mecânicos.

De 26 de fevereiro a 5 de março, agentes educativos vão distribuir 600 mil folhetos explicativos sobre a mudança no trânsito e orientar os usuários sobre a localização dos novos pontos e itinerários dos ônibus. Faixas e placas em pontos estratégicos também indicarão os sentidos e rotas sugeridas.

Veja mapas com alterações nas rotas das linhas de ônibus
Confira tabela com descritivo de nova rota de cada linha envolvida nas mudanças
Veja mapa das alterações no trânsito no Centro e Gamboa

Texto: Jader Colombino / Foto: Ricardo Cassiano e Jader Colombino