Pré-vestibular comunitário Marielle Franco oferece 60 vagas para curso noturno

| 20/12/2018


Estudantes e trabalhadores do Morro da Providência, Centro e Região Portuária ganham ajuda profissional para se preparar para as provas de vestibular de 2019. O Pré-vestibular Comunitário Marielle Franco funcionará diariamente no turno da noite no Instituto Caminhantes, espaço de desenvolvimento de projetos de impacto social na Rua Sacadura Cabral. Após grande procura, a equipe tem agora a missão de selecionar 60 alunos entre os 109 inscritos e a meta de conseguir financiamento para equipar a sala de aula e promover passeios culturais.

“O principal objetivo desse projeto é contribuir para a qualificação de estudantes e trabalhadores de baixa renda que moram ou atuam no território do Morro da Providência, Região Portuária e adjacências, ampliando o acesso e o ingresso ao ensino superior”, explica Hugo Oliveira, coordenador de Projetos Culturais do Instituto Caminhantes. A proposta é atender os jovens e adultos durante a semana, das 18h às 22h, e aos sábados de manhã, das 8h às 12h40. Dezessete professores voluntários com experiência em Educação lecionarão as disciplinas de Física, Química, Biologia, Geografia, História Geral, História do Brasil, Sociologia, Filosofia, Literatura, Português, Redação, Matemática e Língua Estrangeira.

Além das aulas tradicionais, atividades artísticas e culturais, como rodas de conversa, cineclube e visitas a espaços culturais, complementam a formação com estímulo ao debate, à reflexão e à construção de vínculos sociais e comunitários. Os professores defendem que as ações ampliam a capacidade argumentativa dos estudantes, habilidade exigida pelas provas de vestibular e pelo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

O Instituto Caminhantes conta com a mão de obra voluntária dos professores, mas lançou campanha de arrecadação de valores mensais no site Benfeitoria. O montante será destinado à compra de materiais e equipamentos didáticos, à promoção de passeios culturais e ao pagamento das despesas administrativas e de consumo para manutenção do espaço físico.

SERVIÇO
Pré-vestibular Comunitário Marielle Franco no Instituto Caminhantes

Rua Sacadura Cabral, 151, sobrado | Saúde | Rio de Janeiro
E-mail: institutocaminhantes@gmail.com
Início das atividades: Fevereiro de 2019

Link para campanha de financiamento