“Absurdo é ter medo”

| 11/04/2018

Exposição coletiva do IPN apresenta violência na visão de 20 artistas

O Instituto de Pesquisa e Memória Pretos Novos (IPN) inaugura a exposição “Absurdo é ter medo”, com obras sobre a violência em resposta à pergunta proposta aos artistas: qual é o papel do seu trabalho como ativismo e manifestação sociopolítica diante do caos no Rio de Janeiro? A data de abertura da mostra marca um mês do assassinato da vereadora Marielle Franco e do motorista Anderson Gomes, caso que levou a violência carioca à repercussão mundial.
Pinturas, fotografias, desenhos e esculturas dos 20 artistas estarão disponíveis para compra no Leilão de Parede, novo projeto de financiamento do IPN. Interessados em adquirir qualquer peça devem se inscrever e registrar o valor proposto ao lado da obra. Os lances para essa mostra são aceitos até o dia 12 de maio, e o valor será doado integralmente ao instituto.

Foto da mostra “Absurdo é Ter Medo”, de Róger Bens Culturais, exposta a partir do dia 14 no IPN
Curador da mostra, Marco Antonio Teobaldo lembra quão significativo é expor este tema atual no sítio arqueológico onde estão enterradas tantas vítimas de violência: “Enquanto não resolvermos questões do passado, como o que aconteceu neste local, não resolveremos as do presente. Hoje ainda sentimos reflexos da crueldade da escravidão na discriminação e violência que a população sofre, sobretudo os pobres e negros. População esta que podemos até afirmar ser de descendentes destes negros escravizados”.
Artistas: Ana Marta Moura - André Bauduin – Angela Camara Correa – Antonio Sérgio Moreira – Bob N - Cecilia Cipriano - Daniela Dacorso – Estevão Robalo - Fuso Coletivo - Heberth Sobral - Gejo - Geleia da Rocinha - Leila Pugnaloni - Mônica Alencar - Ozi – Patrícia Francisco - Pedro Carneiro - Róger Bens Culturais - Sérgio Adriano H - Smael - Tito Senna - Wilbor - Wolmin 
Serviço Absurdo é Ter Medo
Abertura: Sábado, 14 de abril de 2018, às 16h
Visitação: De 17 de abril a 12 de maio de 2018
Endereço: Rua Pedro Ernesto 32, Gamboa
Funcionamento: Terças às sextas-feiras, das 13h às 19h / Sábados, das 10h às 14h
Contato: (21) 2516-7089
Leilão de parede: Lance final no dia 12 de maio
Gratuito

Texto: Bruno Bartholini